Para os meus alunos da Universidade

Dica de evento na USP
 
Saúde mental e justiça

Nos dias 7 e 8 de maio em São Paulo e Brasília, respectivamente, acontecem quatro encontros com o tema: Justiça e Doença Mental - Loucura: o insano sistema de saúde mental. Este evento é resultado de parceria do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com entidades como as Procuradorias Regional (3ª Região) e Geral da República, Ministério Público Federal, Associação Psiquiátrica de Brasília, FMUSP, entre outras.

As abordagens terapêutica e jurídica da doença mental sempre foram motivos de debate. Restringir ou não a liberdade do doente? Medicá-lo à revelia? Que probabilidade tem o transtorno mental de trazer risco à segurança do próprio doente e de terceiros? Quando o doente mental é imputável? De que forma, quando e por quanto tempo aplicar ao doente mental uma medida de segurança? Como isto se relaciona com as políticas de saúde pública?

Essas questões e suas implicações serão profundamente discutidas, oferecendo não só uma visão completa e realista de como o tema tem sido tratado no Brasil, mas também subsídios para formular uma proposta mais eficaz de solução.Os encontros são gratuitos, voltados a profissionais interessados e/ou que atuam em áreas correlatas. As inscrições devem ser realizadas pelo email
seminario@prr3.mpf.gov.br ou pelo site do evento.

Em São Paulo, os encontros serão realizados, a partir das 10 horas do dia 7, no IPq (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo, próximo à estação Clínicas do metrô) e na Procuradoria Geral da República da 3ª Região (Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2020, Bela Vista, São Paulo). Já em Brasília (DF), a partir das 10h30 do dia 8 na Procuradoria Geral da República (SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C,) e na Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr) (SHS, Quadra 5, Bloco A).

Mais informações: (11) 2192-8678; e-mail seminario@prr3.mpf.gov.br; site www.ipqhc.org.br/evento/index.html

Fonte: Agência USP de notícias

Comentários

Postagens mais visitadas