USP para os alunos do Ensino Médio Bilíngüe no Ateliê

Experimento com energia nuclear

Entre os dias os dias  4 e 15 de maio, no Instituto de Física (IF) da USP, acontecerá o evento  4th Joint Experiment on Host. O encontro terá lugar na sala do  Tokamak (reator experimental de fusão nuclear do IF). O evento é patrocinado pela Rede Nacional de Fusão (RNF), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela International Atomic Energy Agency (IAEA). A cerimônia de abertura será no dia 4, às 10 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do IF, com entrada aberta a todos os interessados.

O 4th Joint Experiment envolve uma série de experiências conjuntas que têm como objetivo estimular a colaboração científica entre grupos e laboratórios, ampliando e fomentando o esforço internacional de pesquisa em fusão para a criação de uma fonte de energia nuclear inesgotável e adequada ecologicamente. O primeiro reator de teste baseado na fusão nuclear, com 500 MW de potência, está sendo, atualmente, construído em Cadarache (França) por um consórcio internacional que reúne União Européia, Japão, Coréia, China, Índia, Rússia e Estados Unidos.

Participarão nas experiências 35 cientistas e estudantes de pós-graduação, sendo 15 do exterior e 20 do Brasil. Durante o evento serão inaugurados o diagnóstico de plasma por espalhamento Thomson utilizando um laser de neodímio de 1 GW de potência e os sistemas de reflectometria de microondas e 28 sondas eletrostáticas desenvolvidos em colaboração com o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico, de Lisboa (Portugal). O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitaria, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-7067, site http://tcabrje.if.usp.br

Fonte: Agência USP de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas