USP - Prêmio PG Capes de Física

Para os alunos do Ensino Médio Bilíngüe

Na próxima quarta-feira (22), o Instituto Paulo Gontijo em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promove a entrega do primeiro Prêmio PG Capes de Física. A iniciativa que objetiva valorizar a melhor tese de doutorado aprovada nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, concederá o valor de R$15 mil ao doutorando do Instituto de Física (IF) da USP Alessandro de Souza Villar por sua pesquisa intitulada "Emaranhamento Multicolor entre Feixes Intensos de Luz".

Segundo o doutorando, as descobertas podem se destinar, no futuro, à elevação da segurança na comunicação entre pessoas (como em transações bancárias) e no aumento da velocidade da resolução de problemas computacionais (como a fatoração de números, atualmente, empregada em criptografia), no chamado computador quântico.

A cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá a partir das 18 horas, no Edifício da Capes. O evento contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. O Prêmio PG Capes de Física é parte integrante do Grande Prêmio de Teses da Capes.

Mais Informações: e-mail imprensa@ipg.org.br

Fonte: http://www.usp.br/agen/UOLnoticia.php?nome=noticia&codntc=24642

Comentários

Postagens mais visitadas