INVESTIMENTO NO MERCADO DE ARTE


VALOR DE UMA OBRA DE ARTE

Podemos dizer que uma obra de arte tem preço e valor. O preço está atrelado a questão finaceira, e o valor, além dessa, inclui fatores culturais, sociais e intelectuais.

O valor de uma obra de arte e seu preço, dependem de muitos fatores: nome do artista, período, momento histórico, história da peça, exposições que participou, premios que a obra ganhou, etc.

Uma obra de arte é um investimento que cresce junto com o artísta, a sociedade e até mesmo com seu proprietário, por isso é importante para o investidor acompanhar o Mercado de Arte e a valorização de sua coleção ao longo dos anos. Afinal, um quadro comprado por R$ 3.000, em alguns anos pode tranquilamente passar de R$ 50.000 dependendo de um número imenso de fatores.

É importante para o investidor acompanhar o mercado de arte e o crescimento profissional de um artísta, ou a valorização de determinadas peças e coleções, antigas ou modernas, nos leilões de todo o mundo. Vemos obras ganharem alto valor no mercado europeu, asiático e americado o tempo todo, é como uma grande bolsa de valores onde o investimento, em forma de artigos de luxo e beleza encantam seu comprador, familiares, amigos e clientes.

Ao contrário de outros tipos de investimento, a arte é viva, e não traz apenas lucro a seu proprietário ou descendentes, traz alegria, paz, momentos de prazer e entretenimento para a família e a sociedade que o cerca.

As coleções são um investimento tão singular, que muitas vezes o investidor não se desfaz de sua aquisição, passando-a de geração em geração com um aumento cada vez maior de obras, formando assim, uma coleção de valor inestimável que, muitas vezes ao longo da história da humanidade, a venda de uma dessas peças serviu para erguer toda uma família após um período de guerra ou crise econômica do país para que a família pudesse recomeçar, e ajudar o país a crescer novamente.

Estude, leia mais sobre o assunto, e procure acompanhar o movimento no Mercado de Arte. Mesmo que você possua apenas uma obra, certamente ela tem importancia, seja apenas para você ou para o mundo todo. Imagine o que seria de nós se os proprietários de obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo não tivessem investido nelas e guardado-as por todos esses anos.


Comentários

Postagens mais visitadas