Por que alguns desenhos são vendidos no início, como esboço, e outros somente quando estão terminados e perfeitos?

É para que os fãs conheçam o processo criativo do artista. Se os artistas não vendessem seus trabalhos em fases diferentes, nós não saberíamos, por exemplo, como Leonardo Da Vinci fazia suas telas. Com esses trabalhos podemos nos deliciar vendo os primeiros traços, os estudos no meio do processo, as técnicas testadas para ver qual combina melhor com a ideia, etc.


Um quadro ou um desenho na sua última etapa é maravilhoso, uma perfeição, no entanto, um desenho apenas em traços simples enquanto o artista libera sua criatividade e emoção tem características que nenhum outro trabalho tem.

Observe bem o desenho abaixo feito diante do quadro de Leonardo Da Vinci no Museu do Louvre em Paris. Veja os detalhes, a falta de traços em alguns lugares em contraste com a precisão em outros pontos.


Esse mesmo desenho, um estudo do quadro de Da Vinci, mudaria completamente se eu continuasse a trabalhar nele, mas, esses traços típicos do esboço se perderiam para sempre na história se não houvesse pelo menos alguns estudos parados nesse ponto do trabalho.

Observe esse outro desenho, os primeiros traços do leão são muito diferentes daqueles que aparecem na segunda imagem onde o desenho está terminado.


Veja a poesia dos traços simples, as sombras em apenas alguns lugares e as marcas de lápis. É possível ao observador fazer parte dessa criação junto com o artista; nada se compara a emoção de acompanhar o artista em seu trabalho durante a criação de uma obra de arte.

Agora analise o desenho terminado:


Dentro de nós despertam emoções muito diferentes ao observarmos cada um desses desenhos.

Em visitas a exposições de arte, quando estou em um museu e fico meia hora diante de um quadro, enquanto uma multidão de visitantes passa em fila indo de obra em obra, passando um minuto diante delas apenas dizendo que o quadro é lindo ou feio, penso que é uma pena essas pessoas não ficarem um pouco mais e observarem além do geral. Existem traços, marcas e cores que contam história antigas transportando o espectador a uma nova dimensão.

Um desenho, seja qual for a etapa, sempre será uma obra de arte completa!

Comentários

Postagens mais visitadas