Publicação de artigos científicos em inglês, uma forma de motivar os alunos a continuarem seus estudos

Ao término de cada curso, os alunos podem optar por continuarem seus estudos em parceria com faculdades e universidades, inclusive a faculdade onde estudam, e para isso, é encaminhada uma carta de apresentação a coordenação da instituição de ensino para recebimento e análise de um artigo científico em inglês, sobre um tema de seu interesse, e dentro das disciplinas do curso.

Sabemos que TCCs, monografias e teses sempre exigem dos alunos uma dedicação maior do que eles estão acostumados, e depois de tanto empenho, muitas vezes o trabalho fica engavetado, e nunca será colocado em prática. Isso não é bom, nem para o aluno que se dedicou tanto, nem para a sociedade que poderia se beneficiar das informações contidas na obra.

Encontramos trabalhos incríveis nas universidades, que até hoje permanecem desconhecidos, por isso, sempre motivo os alunos a procurarem a coordenação da faculdade para auxiliá-los a publicarem em uma revista científica, ou ainda apresentarem suas ideias em congressos e seminários.

Precisamos estar sempre atentos ao potencial das pessoas, valorizando seu empenho e luta, mas também, devemos pensar nas inúmeras pessoas que vivem mundo a fora e que podem se beneficiar das pesquisas que nossos alunos fazem. Quantos trabalhos sobre deficiências e transtornos do aprendizado não poderiam estar ajudando os pais de pessoas com necessidades especiais? Vamos pensar melhor, e buscar o apoio da coordenação e direção da universidade para que toda dedicação naquela monografia que levou dois anos para ficar pronta seja colocada a serviço de tantas pessoas que podem estar precisando dessa informação, no Brasil ou no exterior.


Comentários

Postagens mais visitadas