As revistas que ensinam o básico sobre pintura encantam as pessoas há mais de duas décadas


     

     Na década de 1990 a sociedade viu surgir uma moda que ainda está em alta há mais de duas décadas, são revistas vendidas em bancas de jornal que tem a proposta de ensinar as pessoas o passo a passo para pintar os temas que aparecem em cada nova edição.
     Essas revistas não costumam seguir um estilo de pintura, ou apresentar as técnicas acadêmicas, sua proposta é mostrar a forma mais simples e rápida para o leitor conseguir fazer um quadro igual ao modelo que aparece na revista. E as edições foram evoluindo cada vez mais, e trouxeram a cada ano mais novidades para atrair e cativar os leitores. São temas variados, de flores a paisagens, até mesmo alguns retratos.
     Essas revistas modificaram o cenário popular da arte de forma significativa nos últimos anos, os quadros nas casas se tornaram personalizados, e pinturas de parentes e amigos estavam sempre alegrando os ambientes familiares, sem falar que muitos artistas profissionais tiveram seu primeiro contato com a pintura a óleo ou acrílica por meio dessas publicações de bancas de jornal. 
     A maior ou menor complexidade dos temas, assim como a complexidade nas misturas de cores e tons variam de acordo com a proposta seguida por cada editora, ou até mesmo de uma edição específica.
     Esse mercado popular e caseiro de arte não acompanha o chamado Mercado de Arte, não existe nele todo conhecimento de História da Arte, pigmentos e aglutinantes usados há séculos, normas e regras de restauro, entre outras, aqui o objetivo é apenas pintar para decorar a casa ou como forma de terapia, entretenimento.
    Sabemos que estudar arte não é barato, e o tempo de estudo também é longo, mas as revistas que ensinam o passo a passo da pintura em tela popularizaram as noções básicas dessa arte e possibilitaram que a arte como terapia, e a arte decorativa, marcassem as últimas décadas e estivessem presentes em muitos lares. 

Comentários

Postagens mais visitadas